sábado, 28 de março de 2009

Astrologia para o mes de Aries: Nissan

Fonte: http://cabala-grupodeestudos.blogspot.com/2009/03/rosh-chodesh-cabeca-do-mes-de-nissan.html

Rosh Chodesh (Cabeça do Mês) de  Nissan: Áries – Noite de 25 de Março de 2008

 

 

O Livro da Formação diz, “Ele coroou a letra Hei e criou com ela Áries no mundo, Nissan no Ano e a mão direita na alma. Ele coroou a letra Dalet e criou com ela o planeta Marte.”

 

De fato, Nissan é a cabeça original do ano, de acordo com a Torá. Esse é o mês em que Moisés tirou a Nação de Israel do Egito. Mas de acordo com o calendário lunar, Libra/Tishrei é a cabeça do ano. A resposta é que há duas cabeças do ano, uma para a Luz e uma para os receptores. Nissan é a cabeça do ano para a Luz.

 

O evento cósmico que ocorreu neste mês é o grande Êxodo, quando os Israelitas estavam à beira dos 49 níveis de negatividade e impureza, o maior Desejo de Receber para si mesmo, e deixaram essa dependência do caos para a liberdade.

 

Parece que a história do Êxodo é sobre uma nação forçada à servidão no Egito, reprimida pelo povo egípcio que os escravizou. Olhando a história bíblica, parece que a nação que Moisés retirou do Egito reclama todo o tempo (durante quarenta anos no deserto), lembrando-se dos bons tempos que tinham no Egito e da boa comida que lhes era fornecida pelos egípcios.

 

A letra Hei é o DNA de Áries e do mês de Nissan. Essa letra tem o poder de criar milagres. Isto faz parte da história bíblica de Abram e Sarai, que não puderam conceber um filho até que o Criador mudou seus nomes, adicionando a letra Hei, tornando Abram Abraham e Sarai Sarah. A letra Hei possui a capacidade de conectar a Mente sobre a Matéria.

 

A letra Dalet que criou Marte, o planeta da guerra, é o regente tirânico de Áries (e de Escorpião também).

 

Moisés sabia que no mês de Nissan/Áries, sendo um signo de fogo, com Marte como regente do mês, poderia tirar vantagem da energia e do poder de Marte para declarar guerra ao poder negativo do Egito, significando o poder negativo do absoluto Desejo de Receber para si mesmo do lado negativo. Libertar-se da dependência de qualquer coisa que nos mantenha em servidão, sair da escravidão para a liberdade.

 

A cada ano, no 15o. dia de Nissan, quando a lua está cheia e a energia está no seu máximo, somos capazes de tomar verdadeiro controle sobre nossas vidas, de liberar-nos para um lugar de verdadeira liberdade de todas as formas de caos. Mesmo que você se sinta fora de controle, carente, insatisfeito, sem ajuda, perdido, em dúvida, doente, inseguro financeiramente, ou mesmo que você sinta que está no controle e que tudo vai bem, você sabe o que vai ocorrer amanhã?

 

O estudo da Cabala nos fornece as ferramentas e a tecnologia para tomar completo controle de um ano inteiro, removendo todo o caos de nossas vidas.

 

Do 14o. dia de Nissan, o momento cósmico do Êxodo, até sete dias após o 21o. dia de Nissan (o dia em que Moisés separou o Mar Vermelho) é um momento cósmico para quebrar nossas Klipot (cascas) de negatividade, nossas barreiras, e para fazer o que parece impossível – criar verdadeiros milagres em nossas vidas. Não existe nada mais poderoso do que a consciência da Mente sobre a Matéria.

 

No dia após o início da Páscoa, iniciamos um período de 49 dias conhecidos como a contagem do Omer. Esses dias fornecem-nos a condição de que necessitamos para trabalhar e construir uma consciência positiva, a fim de remover quaisquer ações negativas e que tenham causado mágoa, nessa vida ou em encarnações anteriores, nos auxiliando desta forma a merecer a Luz que recebemos de graça no Pessach. Durante essas 7 semanas, ganhamos a liberdade do caos que causamos com nossas ações e consciência negativas. Esse processo termina na festa de Shavuot – o Recebimento da Torá. (Do livro Zonas do Tempo da autoria do Rav Berg).

 

Áries, um signo de fogo, é o primeiro signo do zodíaco. Áries é o bebê do zodíaco, logo é compreensível que Áries seja como um bebê nascido somente com o desejo de sobreviver. É daí que vem o "Eu" de Áries: eu quero, eu sei, eu tenho que, me dá, eu, eu e novamente eu.

 

Arianos são conhecidos pelo ego e pelo grande Desejo de Receber que possuem. Mas ao mesmo tempo, Áries é um signo de fogo com uma energia interna de água, sendo a Coluna da Direita dos signos de fogo, significando que ele tem um bom coração, que se revela em momentos importantes da vida.

 

Marte, que rege Áries, é o planeta da guerra. Esta é a razão porque Áries fica tão "feliz" em lutar. Arianos gostam de esporte, são perseverantes, não desistem, lutam por seus direitos, mas ao mesmo tempo podem ser infantis, ingênuos e podem se recusar a envelhecer.

 

Áries é um signo de iniciativa, competição e ambição para ser o primeiro e o melhor de todos. Eles podem ser entusiasmados no início, mas muito ruins em terminar o que começaram. Eles pensam rápido, agem impulsivamente e sem restrição, porque tudo se resume no agora.

 

Combina com Áries ser pioneiro, empreendedor, ousar e começar coisas que ninguém mais ousa. Eles são excelentes como soldados, oficiais, policiais, e em profissões que exigem poder físico. Como gerentes ou inspetores, são líderes natos. Arianos se voluntariarão para qualquer operação especial que requeira coragem, ousadia e desenvoltura; não existe a palavra falha ou queda em seu vocabulário. Eles são muito seguros de si, e este é o motivo pelo qual obtêm sucesso.

 

Arianos se dão bem com signos de fogo e de ar, para negócios e casamento. Não é tão fácil para eles estar com signos de água e terra, e especialmente difícil são os signos de Escorpião e Virgem.

A correção do Ariano é o auto-controle, não ser impulsivo, não iniciar o que não pode acabar, não tirar conclusões apressadas e não dizer a primeira coisa que lhe vem à cabeça. Pense duas vezes, e pense nas outras pessoas, não somente no que você pode obter delas, mas no que você pode dar!

 

Chodesh Tov (Feliz mês)

 

 

 

 

MÊS DE ÁRIES,

Por Yehuda Berg

 

A energia este mês se trata toda de sair da escravidão do ego, nosso desejo de receber para si mesmo. Se trata de sair de tudo que nos incomoda, situações que não temos controle, sistemas de crenças limitados, se importando sobre o que as pessoas pensam de nós, e todas as armadilhas do ego.

 

 

Durante o feriado de Pesach, podemos nos conectar com esta energia em uma só noite, mas precisamos nos preparar. Podemos fazer isto ao encontrar situações desconfortáveis e vergonhosas. Se nosso objetivo é se libertar, precisamos estar dispostos a sermos bobos. Sei que isto parece maluco, mas imagine escolher ficar envergonhado. É um paradoxo, mas é isto que aprendemos em nosso trabalho espiritual: de olhar para o desconforto ao invés de correr dele.


Faça algo completamente fora da sua zona de conforto. O que você pode fazer para quebrar seu sentido de estar correto? Pense fora da caixa. Faça algo maluco. Se coloque lá fora e desafie seu ego da maneira que é desconfortável para você.

 

O que você pode fazer para sair do normal, da vida confortável? Faça algo que você normalmente não faria. Para mudar, para transformar sua natureza, todo o inverso tem que ser feito. Ao invés de procurar pelo confortável, procure pelo desconfortável. Ao invés de parecer bem, tente parecer ruim, vulnerável, fraco, não realizado.

 

Por exemplo, se você é muito quieto e tímido e nunca em zilhões de ano você falaria em público, é exatamente isto que você precisa. Fale e se arrisque a abrir para a análise das pessoas. Se você nunca levantou e falou em sala, faça. Se você nunca foi lá e cantou karaoke, este é o mês do karaoke para você. Cante seu coração! Se você fica desconfortável dançando, dance em público. Vista uma daquelas camisetas do Hawaíi para o trabalho, ou algo que vai atrair a atenção diretamente para você.

 

Alguém vai perguntar, "O que há de errado com ele?" É exatamente este tipo de reação que você precisa ter.

 

Esteja disposto a se envergonhar este mês. Quando você confrontar a maior quantidade de medo e ego, você revela a maior quantidade de Luz. Você se liberta. Eu não consigo pensar em uma maneira mais poderosa de quebrar as correntes do ego do que entrar e pular de cabeça.


E quando você está fazendo, e as pessoas estão rindo de você, não fique imobilizado. Não se separe ou se desconecte. Se permita a sentir isto. É crucial sentir como é confrontar estes tipos de sentimentos. É disto que o trabalho espiritual se trata.

 

Tudo de bom,

 

Yehuda Berg

 

 

MÊS DE ÁRIES,

Por Michael Berg

 

 

 

Pergunta

Eu sou um pouco cínico. Sempre achei que a Bíblia fosse criação do homem, usada para criar certa ordem entre as pessoas. Mas tenho lido seus e-mails e os livros do Yehuda e estou começando a questionar minhas antigas crenças. Minha primeira pergunta é, qual é o propósito verdadeiro da Bíblia?

 


Resposta:

O verdadeiro propósito da Bíblia está resumido na mais famosa frase: Ame o próximo como a si mesmo. Para entender a importância deste verso, precisamos olhar para o que os sábios disseram sobre isto.

 

Rav Akiva escreveu que esta é a lição geral da Bíblia toda. Rav Ashlag explica a afirmação de Rav Akiva dizendo que os ensinamentos individuais da Bíblia são apenas particulares para permitir atingir um objetivo de Amar o próximo como a si mesmo.

 

Infelizmente, muitas pessoas estão dentro da impressão de que a Bíblia é um livro de leis que o Criador quer que seguimos. Esta falta de entendimento levou as pessoas a cegamente e religiosamente cortar muitos itens de suas "listas" de "coisas a fazer".

 

Isto leva as pessoas a pensarem que esta é a essência da religião: de fazer algumas ações por repetição (obrigação, memorizada). Assim como os cabalistas nos ensinam, a verdade é exatamente o oposto. O propósito da Bíblia é nos transformar. Nosso propósito na vida é se tornar como o Criador, e assim nos tornar um com ele. Isto é baseado na lei espiritual de que quando as coisas são exatamente as mesmas, elas se tornam uma só.

Quando nos tornamos um com o Criador, estamos unidos com a felicidade e alegria infinita, um com o preenchimento, pois esta é a essência do Criador.

 

O que precisamos mudar e transformar é o que os Cabalistas chamam de Desejo de Receber para Si Mesmo. Se chamamos isto de ego ou egoísmo, é o traço natural inato do ser humano de se importar apenas conosco mesmo que nos separa do Criador, do preenchimento verdadeiro.

Nosso trabalho neste mundo é de transformar a nós mesmos de indivíduos que se importam apenas consigo mesmos para indivíduos que se importam mais com os outros, ou o que os Cabalistas chamam de Desejo de Compartilhar. Isto, em resumo, é o propósito de nossas vidas. A Bíblia é a ferramenta que o Criador nos deu para nos ajudar neste processo de transformação.

É isto que o Rav Akiva estava nos falando: A Bíblia toda são apenas particulares para nos ajudar a atingir este ensinamento, Ame o próximo como a si mesmo, ou, em outras palavras, uma transformação para o Desejo de Compartilhar.

Esta é também a explicação de uma história encontrada em um velho texto espiritual. É dito que um homem, certa vez, foi ao sábio Hillel e pediu que ele ensinasse a Bíblia toda no tempo de se equilibrar em uma perna. Basicamente, ele queria uma versão condesada da Bíblia toda. Hillel disse para ele, "O que você não deseja que façam a você, não faça aos outros", que é outra maneira de dizer, "Ame o próximo como a si mesmo." Hillel estava ensinando a mesma coisa que Rav Akiva, que o objetivo da Bíblia é de nos ajudar a nos transformar do Desejo de Receber para Si Mesmo para o Desejo de Compartilhar.

Este entendimento é tão importante, mas infelizmente, como é uma afirmação tão popular, não é levada na consideração que poderia. Fico agradecido que você tenha perguntado.

Se entendermos verdadeiro o impacto deste ensinamento, ele pode direcionar o foco de nosso trabalho espiritual, e como nos engajamos em nosso desenvolvimento espiritual.

Se engajar em nosso desenvolvimento espiritual não se trata se estamos ou não fazendo ações espirituais como se tivéssemos cumprindo uma lista de "fazeres" espiritual. Se queremos realmente saber se estamos crescendo, precisamos ver se nosso Desejo de Compartilhar aumentou. Queremos perguntar duas perguntas crucias:

Eu me importo mais com as outras pessoas hoje do que ontem?

Eu faço mais ações de compartilhar e de se importar?


Se as respostas são sim, então você está se desenvolvendo espiritualmente. Mas se você não tem certeza, ou a resposta é um não, então todas estas chamadas "ações espirituais" que estamos fazendo não estão obviamente nos levando a um verdadeiro desenvolvimento espiritual e crescimento.

Estas são as mais importantes perguntas espirituais, perguntas que penetram no coração e alma da razão da existência da Bíblia.

Bênçãos e Luz,

Michael Berg

 

 

 

 

REFLEXÃO PARA O MÊS DE ÁRIES

 

Este mês trata-se de experimentar as coisas dolorosas que temos reprimido ao longo dos anos. Trata-se de limpar a sujeira que temos indo escondendo debaixo do nosso travesseiro, emocionalmente falando.

 

Não é necessário dizer que fuçar o passado é doloroso, mas é algo bom. Às vezes me encontro com pessoas que dizem: “Ah não, minha infância foi perfeita, minha vida é perfeita, praticamente não tenho nenhum problema. Só venho ao Centro (de Cabala) porque quero aprender”.

 

Quando dizemos: “A vida é fantástica e não tenho nada que mudar” estamos caindo numa ilusão. O presente que os Cabalistas tem dado a humanidade é a consciência de um mundo mais além dos nossos sentidos, um reino perfeito de plenitude e falam que só podemos imaginá-lo em nossos sonhos mais profundos. Na linguagem da Cabala o chamamos mundo dos 99%. Não importa a perfeição que possa estar sua vida; não é nada comparado com o reino dos 99%.

 

Então, como podemos ter uma amostra do que seja este reino? Lutando e rompendo as ilusões que nossas mentes racionais criam em nós. O Zohar diz que se não obtermos a plenitude mediante o esforço, se não lutamos por ela, não é uma plenitude real.

 

Portanto, quando a ansiedade nos pega, quando o medo cria uma agonia em nosso peito, quando a dúvida nos congela e nos paralisa, necessitamos lembrar que é uma oportunidade. A pergunta é: O que fazemos com isso?

 

A resposta é nos lançarmos e nadarmos. É a única forma.

 

O que aconteceu na história de Pêssach? Os israelitas fugiam da escravidão no Egito quando foram encurralados nas margens do Mar Vermelho, esperando uma morte segura nas mãos do perverso Faraó e seus homens. O que eles fizeram? Se lançaram no Mar Vermelho e o dividiram em dois, caminhando sã e salvo para sua liberdade.

 

Os Cabalistas nos contam que a “história” de Pêssach é um código. Historicamente, o êxodo do Egito aconteceu. Sim, os Israelitas se converteram em escravos e, sim, libertaram a si mesmos. Mas há alguns significados ocultos por trás da escravidão do Egito e do posterior Êxodo.

 

“Egito” é um código para nossa existência física. Faraó é um código para o ego, que é a causa de nossa natureza egoísta e intolerante da humanidade. Qualquer aspecto negativo de nossa natureza (ira, egoísmo, impaciência, medo, insegurança, ciúmes, baixa auto-estima, ansiedade) é o Faraó nos escravizando. E o Mar Vermelho é qualquer situação em nossas vidas que parece insuportável.

 

Para partir o Mar Vermelho, os Israelitas se lançaram a ele com a certeza, sabendo acima da lógica que o mar se abriria em dois. Moisés tinha ensinado a tecnologia da Cabala, dando-lhes o poder de criar milagres na natureza. A verdade é que, ao princípio eles resistiram, igual como nós fazemos quando estamos diante de uma situação que parece ser impossível. Eles gritaram a D´us: “AJUDA-NOS, SALVA-NOS!”

 

O Zohar diz que D´us lhes respondeu:”Por que rezam a Mim?”

 

Traduzindo: Temos tudo dentro de nós; tudo o que necessitamos é certeza de que podemos fazê-lo.

 

E isso é exatamente o que aconteceu. Tudo começou com uma pessoa que teve a certeza total. Ele simplesmente entrou no mar, e quando a água chegou no nível de sua barba e seguia subindo, o mar se partiu em dois. Acabou a espera de ver para crer. Ele sabia que sua certeza criaria um milagre, e então o viu. E todos o viram.

 

Se você está enfrentando um momento difícil nesse mês, enfrente-os de frente. Tenha 100% de certeza de que a dor está aqui para levá-lo mais perto de sua plenitude. Tenha certeza que se você dar as boas vindas ao desconforto, encontrará em sua essência amor e Luz. Tenha certeza que escanear o Zohar, meditar nos 72 Nomes de D´us e praticar o compartilhar transformador converterá qualquer coisa desagradável que descubras debaixo do seu travesseiro EM UMA REVELAÇÃO DE LUZ EM TODAS AS ÁREAS DE SUA VIDA.

 

Que tenhas um mês libertador.

 

Tudo do melhor,

Yehuda Berg

 

 

Fonte: kabbalah Centre

 

Nenhum comentário: